Introdução: Estudos têm demonstrado que tanto o Treinamento Resistido Dinâmico (TRD) quanto o Treinamento Resistido Isométrico de Handgrip (TRI_h) diminuem a pressão arterial (PA) clínica de hipertensos. Entretanto, os efeitos desses treinamentos sobre a PA ambulatorial são controversos. Adicionalmente, considerando que esses treinamentos parecem se agir por mecanismos distintos, sua combinação, num Treinamento Resistido Combinado (TRC = TRD+TRI_h), poderia potencializar a redução da PA ambulatorial, o que ainda não foi investigado. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do TRD, TRI_h e TRC sobre a PA ambulatorial de hipertensos.
Métodos: Homens de meia idade, hipertensos e com medicação mantida há pelo menos 4 meses foram aleatoriamente alocados em um de 4 grupos de intervenção (3xsemana por 10 semanas): TRD (3 séries de 8 exercícios resistidos - 50% de 1RM); TRI_h (4 séries de 2 min de handgrip unilateral alternado - 30% da CVM); TRC (TRD seguido do TRI_h) e; grupo controle (CON - 30 min de alongamentos). As PA sistólica (PAS) e diastólica (PAD) de 24h, vigília e sono foram avaliadas no início e final do estudo, sendo os resultados analisados por ANOVAs mistas de 2 fatores (grupo x fase), considerando um nível de significância de P<0,05.
Resultados: Cinquenta e um indivíduos completaram o estudo (TRD = 16; TRI_h =15; TRC=14 e CON=15). Não houve diferença em nenhuma nas variáveis analisadas entre os períodos inicial e final ou entre os grupos (Tabela 1)
Conclusões: Os TRD, TRI_h e TRC não diminuem a PA ambulatorial de homens hipertensos medicados de meia idade.
Apoio financeiro: FAPESP, CNPQ, CAPES