Introdução
A endocardite bacteriana com acometimento multivalvar é incomum e geralmente relacionado ao acometimento de 2 valvas. É relatado o caso de um paciente que abriu a sintomatologia com quadro de alteração neurológica e em investigação foi diagnosticado endocardite por Staphylococccus aureus com acometimento de valvas mitral, aórtica e pulmonar.
Métodos
Realizada revisão de prontuário do paciente de 18/01/2021 a 06/08/2021.
Resultados
Paciente de 53 anos, masculino, antecedente pessoal de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e tabagismo procurou atendimento médico por queixa de paresia em membro superior direito, ptose palpebral à direita e diplopia. Durante investigação iniciou quadro de febre, inapetência e perda de peso. No exame físico apresentava sopro diastólico em foco pulmonar.
Em exames presença de hemocultura positiva para Staphylococcus aureus e iniciado tratamento com oxacilina. Em ecocardiograma transtorácico (ECOTT) visualizados vegetações em valva pulmonar e mitral. Após visualização de alterações solicitado transferência para hospital de nível terciário.
Em novo ECOTT, realizado já em serviço terciário, visualizado vegetações em valva pulmonar de 14mm, folheto anterior de valva mitral de 7mm e folheto coronariano direito de valva aórtica de 7 mm (imagem 1). Trocado oxacilina por vancomicina após quadro de leucopenia e plaquetopenia.
Após 2 meses de vancomicina, desaparecimento de vegetações em valvas aórtica e mitral. Realizado valvoplastia de valva pulmonar com patch bovino e comissurotomia.
Paciente mantido em seguimento ambulatorial e sem queixas até o presente momento.
Conclusão
Realizada revisão da literatura e não é incomum o acometimento de 2 valvas por endocardite, mas o acometimento de 3 valvas é raro. O acometimento multivalvar está relacionado a infecções de maior gravidade e maior mortalidade. Apesar do prognostico ruim nesses casos o paciente em questão evoluiu de forma satisfatória, mantendo seguimento ambulatorial após abordagem cirúrgica.