SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

TOP2B MOSTRA-SE UM POTENCIAL BIOMARCADOR PROGNÓSTICO E DE RESPOTA AO TRATAMENTO EM ONCO-CARDIOLOGIA

Renan Gomes do Nascimento, Danilo de Oliveira Cerqueira, Vanessa de Andrade Conceição
Hospital São Camilo - São Paulo - São Paulo - Brasil

Introdução: O Trastuzumab é um anticorpo monoclonal humanizado, aprovado para o tratamento de câncer de mama HER2-positivo. No entanto, a cardiotoxicidade associada à sua aplicação clínica apresenta inúmeros desafios. A DNA topoisomerase IIB (TOP2B) é um alvo para cardiotoxicidade aumentada induzida por Trastuzumab associado ou não com antraciclinas. Aqui neste trabalho, buscamos investigar o valor prognóstico de TOP2B no câncer de mama e sua possível relação com as taxas de resposta ao tratamento das pacientes.

Métodos:A relevância entre o nível de expressão gênica de TOP2B e os parâmetros clínico-patológicos, bem como os dados de sobrevida e de resposta ao tratamento de pacientes com câncer de mama, foram analisados usando as plataformas de código aberto da web KM Plotter, PrognoScan, bc-GenExMiner, UALCAN e ROC Plotter.

Resultados: Nossos dados mostraram que TOP2B apresenta-se mais expresso em amostras tumorais da mama quando comparado ao tecido normal adjacente, além disso, nas amostras tumorais este gene foi fortemente hipermitalado em sua região promotora. Adicionalmente, entre os subtipos moleculares da doença, tumores hormônio-dependentes exibiram maior expressão gênica. Com base em nossos achados, podemos inferir que existe associação estatisticamente significante entre a expressão diferencial de TOP2B com diversas variáveis testadas, incluindo status linfonodal e mutacional de TP53, classificação SBR e NPI, e por fim, com os biomarcadores clássicos do câncer de mama (ER/PR/HER2). Níveis elevados da expressão de TOP2B foi significativamente associado com uma redução nas taxas cumulativas de sobrevida livre de progressão (SLP) das pacientes com câncer de mama. Além disso, a alta expressão gênica de TOP2B conferiu pior SLP e sobrevida global (SG) entre as pacientes com tumores HER2+. Por fim, nosso estudo identificou que entre as pacientes com tumores subtipados com HER2+ que não apresentaram resposta ao tratamento com anticorpos monoclonais, os tumores dessas pacientes exibiram taxas significativamente aumentada na expressão de TOP2B.

Conclusões: Mostramos de forma convincente que TOP2B apresenta um papel potencial como biomarcador prognóstico no câncer de mama. Além disso, podemos especular que TOP2B possa ser um marcador atraente para predição de resposta a terapias anti-HER. Finalmente, nosso estudo mostra claramente que TOP2B pode ir muito além de um simples biomarcador de cardiotoxidade em terapias com Trastuzumab. Contudo, mais estudos clínicos são necessários para entender melhor a relação da expressão de TOP2B no câncer de mama.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022