SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Origem anômala da Artéria Coronária Esquerda na Artéria Pulmonar em mulher idosa: relato de caso.

Paulo M. Bussular, Paulo Roberto A. A. Bernardes, Kleber M. T. Filho , Matheus N. Dalfiôr, Renata A. Cunha, Rafael C. Cerqueira, Fernanda M. N. Batista, Sara Roldi, Lúcia Emília R. Lara, José Guilherme Cazelli
Centro Universitário do Espírito Santo - Colatina - Espírito santo - Brasil

A origem anômala da artéria coronária esquerda (TCE) do tronco da Artéria Pulmonar (AP) (ALCAPA) é congênita e caracteriza a síndrome de Bland-White-Garland, um defeito cardíaco raro, sendo responsável por 0,5% de todas as doenças cardíacas congênitas. A mortalidade é de 90% no primeiro ano de vida e apenas 10 a 15% alcançam a idade adulta, quando não tratada. 

A.S.S., 62 anos, previamente hipertensa e diabética não insulino-dependente controladas e sem outras comorbidades, deu entrada no serviço do Hospital e Maternidade São José  relatando ter iniciado nos últimos 2 meses quadro de precordialgia do tipo aperto, com duração de alguns minutos, que irradiava para membro superior esquerdo, associada à dispneia. A dor era desencadeada aos mínimos esforços e melhorava apenas com uso de nitrato sublingual. Foi submetida a uma cineangiocoronariografia  que evidenciou Artéria Coronária Direita (ACD) ectasiada em toda sua extensão, que enchia por vasta rede de colaterais a ACE, na qual emergia pelo tronco da AP, sendo então, indicada a realização de uma Angiotomografia (Angio-TC) de coronárias para melhor elucidação do caso.  A Angio-TC evidenciou origem anômala do TCE a partir do tronco pulmonar e coronárias difusamente ectasiadas, sem sinais de lesões obstrutivas (imagem 1). Indicou-se então a correção cirúrgica do caso. Foi optado pela ligadura proximal do TCE rente à sua origem e confeccionado um by-pass usando a Veia Safena Magna, de 5 mm, no TCE à raiz da Aorta (imagens 2 e 3). Cirurgia sem intercorrências e paciente apresentando boa recuperação pós operatória, com remissão dos sintomas prévios à cirurgia. 

Evidencia-se, portanto, que a ALCAPA é uma causa rara de dor torácica típica em adultos, em que uma minoria dos paciente com tal condição sobrevivem sem tratamento na infância permanecendo assintomáticos até essa faixa etária, tornando este caso ainda mais singular. Nota-se, então, a importância de uma maior investigação da dor torácica típica e alterações atípicas em cineangiocoronariografia, tão como a integração e acompanhamento das equipes de cardiologia clinica e cirúrgica, para melhor abordagem e tratamento de cada caso. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022