Introdução Endocardites são doenças que podem ser causadas pela entrada do fungo Aspergillus no sistema respiratório, seguida de sua invasão nos tecidos cardíacos, valendo-se da circulação sistêmica. São frequentemente encontrados em ambientes hospitalares, com maior incidência nas grelhas de difusão de ar-condicionado. Dentre as classes de Aspergillus, mencionamos: Aspergillus flavus, Aspergillus aortites, Aspergillus fumigatus. Pacientes hospitalizados, com a imunidade comprometida, são vulneráveis quando expostos a microrganismos patogênicos existentes em sistemas de tratamento de ar.
Objetivo Avaliar a ação fungicida do gás ozônio em sistemas de ar-condicionado presente em ambiente hospitalar.
Métodos Coleta de 6 amostras de ar em 2 difusores distintos em hospital universitário da cidade de São Paulo. A coleta (placas contendo meio de cultura) totalizou 12 amostras, sendo 6 por cada difusor, onde 2 amostras serviram de controle (sem exposição do gás ozônio) e as demais submetidas em diferentes tempos (5, 10, 15, 20 e 30 minutos) de exposição ao gás ozônio. Foi utilizado um amostrador de ar Particle Measuring System®, que aspirou o ar e o sedimentou em placa contendo meio de cultura (Trypticase Soy Ágar e Ágar Sabouraud). Foi utilizado um nebulizador de gás ozônio no procedimento. O meio de cultura serviu para estimular o crescimento dos microrganismos encontrados. Foram aspirados por amostra um volume de 1000 litros (1m³) de ar por difusor (2 pontos diferentes) totalizando 12m³ no total da coleta. Após o procedimento, todas as amostras foram submetidas a exposição do gás ozônio. As placas de meio de cultura foram devidamente identificadas e levadas a estufa em temperaturas de 32,5°C +/- 2,5°C por 3 dias.
Resultados Após o período de incubação, identificamos a presença de fungos Aspergiillus flavus e Aspergillus fumigatus nas placas que não foram submetidas a nebulização do gás ozônio, (Fig.1).
Conclusão Podemos especular que o gás ozônio apresenta eficácia frente a diferentes cepas fúngicas, como os do tipo Aspergillus Flavus e Aspergillus Fumigatus, potencialmente associados à endocardite infecciosa.