SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ASSISTÊNCIA VIRTUAL, ACOMPANHAMENTO E ENGAJAMENTO DO PACIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NÃO CONTROLADA

Pereira JJ, Verardino RGS, Rodrigues S, Duenhas AL, Macêdo T, Rabello GCM, Wilkinson M, Sahota JP, Bortolotto LA
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: A causa mais importante da falta de controle da pressão arterial (PA) é a baixa adesão ao estilo de vida saudável e ao tratamento medicamentoso. As novas tecnologias forneceram ferramentas para melhor acompanhamento do paciente e melhora na adesão ao tratamento promovendo recursos educacionais e motivacionais.

Objetivo:  Apresentar uma nova abordagem para o monitoramento em domicílio de pacientes com hipertensão não controlada por meio de um aplicativo (APP) para dispositivo móvel, desenvolvido para auxiliar no controle da PA, e proporcionar adoção de estilo de vida saudável, melhor adesão medicamentosa e melhor qualidade de vida.

Métodos: O APP AVATR foi desenvolvido por equipe multidisciplinar institucional em parceria com a empresa Inavya Ventures Ldt. e o setor de inovação da Instituição. O APP permite a inserção dos valores de PA aferidos em casa e a lista de medicamentos rotineiramente utilizados, manualmente ou por sistema de voz que é reconhecido quando o paciente informa verbalmente os valores de PA ou medicações em uso. Além disso, o paciente pôde interagir com o sistema respondendo perguntas emitidas automaticamente sobre atividade física e perguntas de bem-estar. Exploramos a participação de 20 pacientes durante período de 45 dias em 2020-2021. Medidas de PA antes e após o período foram realizadas por aparelho automático padronizado e questionário WHOQOL de qualidade de vida foi aplicado.

Resultados: Durante o período de estudo, observamos maior engajamento dos pacientes em seu tratamento e interação com equipe multiprofissional pelo APP. Observamos melhora significativa do controle da PA (163±21/92±14 vs. 134±23/81±17 mmHg), além de melhora dos índices de qualidade de vida, com destaque para os domínios físico e de autocuidado (Figura 2). Após o período de estudo, observamos que 8 dos pacientes que utilizaram o AVATR continuaram inserindo dados no APP, mostrando estabilidade das leituras de PA nesta fase de pós-monitorização (Figura 3).

Conclusão: O uso de novas tecnologias por APP pode ser introduzido na prática clínica para melhorar o controle da PA e adesão às medicações anti-hipertensivas e estilo de vida saudável proporcionando uma forte interação entre pacientes e equipe de saúde por meio do monitoramento à distância. Essa abordagem pode ser extremamente útil para pacientes com difícil acesso a saúde ou durante condições de pandemia.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022