Introdução: A causa mais importante da falta de controle da pressão arterial (PA) é a baixa adesão ao estilo de vida saudável e ao tratamento medicamentoso. As novas tecnologias forneceram ferramentas para melhor acompanhamento do paciente e melhora na adesão ao tratamento promovendo recursos educacionais e motivacionais.
Objetivo: Apresentar uma nova abordagem para o monitoramento em domicílio de pacientes com hipertensão não controlada por meio de um aplicativo (APP) para dispositivo móvel, desenvolvido para auxiliar no controle da PA, e proporcionar adoção de estilo de vida saudável, melhor adesão medicamentosa e melhor qualidade de vida.
Métodos: O APP AVATR foi desenvolvido por equipe multidisciplinar institucional em parceria com a empresa Inavya Ventures Ldt. e o setor de inovação da Instituição. O APP permite a inserção dos valores de PA aferidos em casa e a lista de medicamentos rotineiramente utilizados, manualmente ou por sistema de voz que é reconhecido quando o paciente informa verbalmente os valores de PA ou medicações em uso. Além disso, o paciente pôde interagir com o sistema respondendo perguntas emitidas automaticamente sobre atividade física e perguntas de bem-estar. Exploramos a participação de 20 pacientes durante período de 45 dias em 2020-2021. Medidas de PA antes e após o período foram realizadas por aparelho automático padronizado e questionário WHOQOL de qualidade de vida foi aplicado.
Resultados: Durante o período de estudo, observamos maior engajamento dos pacientes em seu tratamento e interação com equipe multiprofissional pelo APP. Observamos melhora significativa do controle da PA (163±21/92±14 vs. 134±23/81±17 mmHg), além de melhora dos índices de qualidade de vida, com destaque para os domínios físico e de autocuidado (Figura 2). Após o período de estudo, observamos que 8 dos pacientes que utilizaram o AVATR continuaram inserindo dados no APP, mostrando estabilidade das leituras de PA nesta fase de pós-monitorização (Figura 3).
Conclusão: O uso de novas tecnologias por APP pode ser introduzido na prática clínica para melhorar o controle da PA e adesão às medicações anti-hipertensivas e estilo de vida saudável proporcionando uma forte interação entre pacientes e equipe de saúde por meio do monitoramento à distância. Essa abordagem pode ser extremamente útil para pacientes com difícil acesso a saúde ou durante condições de pandemia.