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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE PRÁTICAS SIMULADAS EM EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS

Sofia Mello Morais, Larissa Becker de Godoy, Rogério Silva Lima, Silvana Maria Coelho Leite Fava
UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas - Alfenas - MG - Brasil

Introdução: A práticasimuladaproporciona o densenvolvimento de pensamentocrítico, tomada de decisão e habilidades de comunicação. Porém, aindanãofoipossívelexcluiraansiedade e preocupação dos discentes que participam da mesma.

Métodos:  Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e analítico. Os participantes foram 22 discentes do curso de enfermagem que tiveram a simulação como método avaliativo e passaram por uma entrevista semi-estruturada que foi, por sua vez, analisada com o referencial da análise temática de Bardin. A cada estudante, foi atribuído um nome fictício. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNIFAL-MG sob o nº: 3.014.378, CAAE 01090918.6.0000.5142.

Resultados: Os excertos de fala exemplificam os pontos de vista dos participantes acerca da simulação. A visão ambígua é exemplificada em:

“[...] num ponto, foi bom porque assim, você vivencia um pouquinho do que você vai ver na prática. Mas, por outro lado, eu acho que fica muito um faz de conta. Que nem, uma bomba de infusão, você tinha que fingir que tinha”. (Valentina)

No âmbito dos aspectos positivos, foi destacado o raciocínio clínico proporcionado.

“(...) (as simulações) são momentos únicos para que a gente consiga ter um raciocínio clínico, um olhar ampliado e uma assistência qualificada nisso tudo” Lorena

Os aspectos negativos foram frequentemente associados à simulação como método avaliativo.

O constrangimento eu acho que é por estar em frente a várias pessoas que vão avaliar” Eloá

Por fim, ainda foram destacadas críticas ao método e currículo durante as entrevistas.

“Acho que também vai muito do professor falar também, olha, calma, não precisa de tanto desespero, não precisa ficar nervoso, que é o momento de errar. Não é pra botar um pavor” Manuela

Conclusões: O ensino através da simulação afeta a formação do indivíduo, impactanto de forma positiva no aprendizado e na qualidade do cuidado ofertado, mas ainda relaciona-se ao modo como ela é inserida no projeto pedagógico do curso de graduação. As limitações do estudo estão na divergência de alunos que participaram e foram entrevistados no estudo, além de seu recorte transversal. Contudo, a análise coaduna com a literatura correlata e pode contribuir para adequações no desenvolvimento dessa estratégia e inserção no ensino de enfermagem.

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