Introdução O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) apresenta elevada taxa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo.Em 2017, o DATASUS registrou que o IAM foi responsável por 10% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e 7%do total de óbitos no país. Tendo em vista a magnitude da doença e o benefício do tratamento ser tempo-dependente, em 2019 iniciou-se o Projeto Sprint: uma iniciativa de colaboração público-privada com objetivo de otimizar o atendimento ao paciente que dá entrada no serviço com IAM com supra de ST através do desenvolvimento de redes de atendimento em unidades do SUS, promovendo o diagnóstico rápido e a escolha adequada da estratégia terapêutica e em tempo hábil. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre o papel doenfermeiro como Educador Científico no Projeto Sprint, o qual atua como interlocutor e facilitador de informações dentro do serviço público de atendimento e gerenciador dos resultados que se obtém através do uso de um aplicativo mobile que permite a comunicação entre os serviços envolvidos, por exemplo UPA e hemodinâmica. Resultados: Atualmente o projeto está em 4 estados e 06 cidades promovendo a integração entre os serviços de emergência e o centro de hemodinâmica referência, conforme pactuação junto as secretarias municipais/ estaduais de saúde. Com um papel estratégico, oenfermeiro que atua como Educador Científico deve ter experiência em linha de cuidado ao paciente com IAM e atuará ativamente junto ao líder(“Champion)” da rede e aos serviços envolvidos, apoiando a estruturação da rede de cuidado em todas as fases. Ações do projeto incluem: apresentação do projeto, avaliação diagnóstica do serviço desde a estrutura física ao fluxo de atendimento, análise das oportunidades de melhoria, construção de um plano multidisciplinar, treinamentos e oferta de ferramentas conforme as necessidades, acompanhamento periódico das redes e gestão dos indicadores de qualidade de atendimento baseados na Diretriz Europeia de IAM com supra de ST. Conclusões: Conclui-se que o papel do enfermeiro Educador Científico é estratégico e visionário, sendo considerado pela rede de atendimento como um parceiro para auxiliar na organização do fluxo de atendimento do IAM fortalecendo o vínculo com os serviços envolvidos, minimizando assim os atrasos no tratamento e reduzindo da mortalidade pelo IAM com supra de ST. O papel do enfermeiro é, portanto, fundamental na manutenção periódica do projeto, diminuindo os erros, engajando os profissionais da ponta e contribuindo para melhorar a jornada do paciente com IAM.