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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Atuação do Enfermeiro como Educador Científico em um Projeto de atendimento ao IAM com supra de ST na rede pública de saúde.

JOSELITO ADRIANO DA SILVA, Nathália Cristina Alves Pereira, Paola Begliomini, Pedro Duccini Trindade , Guilherme Tripoli, Pollianna Roriz, Amaury Zatorre Amaral, Rodrigo de Lima Bandeira, Edna Marques de Oliveira
Allm Inc - São Paulo - São Paulo - Brasil

Introdução O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) apresenta elevada taxa de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo.Em 2017, o DATASUS registrou que o IAM foi responsável por 10% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) e 7%do total de óbitos no país. Tendo em vista a magnitude da doença e o benefício do tratamento ser tempo-dependente, em 2019 iniciou-se o Projeto Sprint: uma iniciativa de colaboração público-privada com objetivo de otimizar o atendimento ao paciente que dá entrada no serviço com IAM com supra de ST através do desenvolvimento de redes de atendimento em unidades do SUS, promovendo o diagnóstico rápido e a escolha adequada da estratégia terapêutica e em tempo hábil. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre o papel doenfermeiro como Educador Científico no Projeto Sprint, o qual atua como interlocutor e facilitador de informações dentro do serviço público de atendimento e gerenciador dos resultados que se obtém através do uso de um aplicativo mobile que permite a comunicação entre os serviços envolvidos, por exemplo UPA e hemodinâmica. Resultados: Atualmente o projeto está em 4 estados e 06 cidades promovendo a integração entre os serviços de emergência e o centro de hemodinâmica referência, conforme pactuação junto as secretarias municipais/ estaduais de saúde. Com um papel estratégico, oenfermeiro que atua como Educador Científico deve ter experiência em linha de cuidado ao paciente com IAM e atuará ativamente junto ao líder(“Champion)” da rede e aos serviços envolvidos, apoiando a estruturação da rede de cuidado em todas as fases. Ações do projeto incluem: apresentação do projeto, avaliação diagnóstica do serviço desde a estrutura física ao fluxo de atendimento, análise das oportunidades de melhoria, construção de um plano multidisciplinar, treinamentos e oferta de ferramentas conforme as necessidades, acompanhamento periódico das redes e gestão dos indicadores de qualidade de atendimento baseados na Diretriz Europeia de IAM com supra de ST. Conclusões: Conclui-se que o papel do enfermeiro  Educador Científico é estratégico e visionário, sendo considerado  pela rede de atendimento como um parceiro para auxiliar na organização do fluxo de atendimento do IAM fortalecendo o vínculo com os serviços envolvidos, minimizando assim os atrasos no tratamento e reduzindo da mortalidade pelo IAM com supra de ST. O papel do enfermeiro é, portanto, fundamental na manutenção periódica do projeto, diminuindo os erros, engajando os profissionais da ponta e contribuindo para melhorar a jornada do paciente com IAM.

 

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