SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Cirurgia cardíaca em pacientes Testemunhas de Jeová. Experiência de um centro de referência.

EDUARDO NASCIMENTO GOMES, Pedro Horigoshi Reis, Leandro Vieira Franco, Luara Piovan Garcia, Nelson Henrique Goes Scorsioni, Ayrton Bertini Júnior, Nelson Américo Hossne Júnior , Walter Jose Gomes
Hospital Regional de Sorocaba - Sorocaba - SP - Brasil

Introdução: Pacientes Testemunhas de Jeová (TJ) são membros de um grupo religioso que não aceitam transfusão de hemoderivados e consequentemente são excluídos de tratamento cirúrgico cardíaco em muitos centros. A recusa de transfusão de sangue e derivados apresenta um desafio único em pacientes que necessitam de cirurgia cardíaca.

Objetivo: Relatar a experiência e resultados de uma instituição de referência no atendimento de pacientes TJ submetidas à cirurgia cardíaca.

Método: Entre janeiro de 2018 e setembro de 2021, 13 pacientes TJ foram submetidos a cirurgia cardíaca. Para otimizar os resultados cirúrgicos nesta população, antiplaquetários são suspensos 5 dias antes da cirurgia. Os pacientes recebem no pré-operatório eritropoietina humana recombinante, sulfato ferroso e ácido fólico para elevar a hemoglobina (Hb) acima de 13 g/dL. Antifibrinolíticos, vitamina K e eventualmente desmopressina são utilizados como coadjuvantes da coagulação. Durante a cirurgia e pós-operatório, a hipotensão controlada é criteriosamente utilizada para obter hemostasia efetiva. Dez pacientes foram operados de revascularização miocárdica (RM) e 3 foram valvares, incluindo uma reoperação para troca valvar mitral.

Resultado: A idade dos pacientes variou entre 38 e 72 anos (média 65 anos).  A hemoglobina pré-operatória ficou entre 11,5 e 16,2 g/dL (média 13,9) e na alta hospitalar de 8,9 e 12,5 g/dL (média 9,9). Todas as dez cirurgias de RM foram realizadas sem circulação extracorpórea. Não houve mortalidade, e nenhum paciente recebeu transfusão sanguínea. Doze pacientes não tiveram sangramento significativo, um paciente apresentou sangramento mais importante com queda mais acentuada da Hb, sendo o nadir de Hb na internação de 5,6 g/dL.

Conclusão: A cirurgia cardíaca em pacientes TJ sem uso de transfusão sanguíneas apresentou nesta serie resultados clínicos satisfatórios. A experiência adquirida com esse grupo de pacientes está sendo aplicada para toda a população operada, com redução significativa de uso de sangue e derivados.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022