SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Comparação da avaliação nutricional por meio da ferramenta GLIM e ASG em pacientes com cardiopatias internados em Unidades de Terapia Intensiva

Gomes, V. C. M., Pancotto, B. P., Valente, A. P. N., Costa, H. M.
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: A desnutrição em pacientes com cardiopatias é um dos mais importantes problemas enfrentados pela saúde pública, aumentando em duas vezes as chances de óbito. Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) propôs uma nova ferramenta para diagnosticar a desnutrição, devido a elevada prevalência no âmbito hospitalar e a necessidade de novos métodos padronizados de avaliação. Objetivo: Comparar a avaliação nutricional por meio da ferramenta GLIM e Avaliação Subjetiva Global (ASG) em pacientes com cardiopatias internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) clínica cardiológica e coronariana. Métodos: Estudo transversal e observacional, que analisou 38 pacientes internados em média 42,43 dias, nas UTIs. As ferramentas foram aplicadas por duas avaliadoras, em pacientes com risco nutricional identificado na triagem nutricional. Para aplicação das ferramentas foram coletados dados antropométricos referidos, aferidos e estimados, bem como sexo, idade, diagnósticos clínicos e exames bioquimicos quando disponíveis em prontuário. Resultados: Participaram do estudo pacientes com Insuficiência cardíaca (IC) perfil B, C e não especificada (8%, 74% e 2% respectivamente) e com Doença arterial coronariana (DAC) (16%). Foram encontrados altos índices de desnutrição pelo GLIM (94,73%) e pela ASG (84,21%). Quanto a concordância entre as duas ferramentas, o valor de coeficiente obtido entre o GLIM e ASG foi de 0,0875, representando um alto grau de concordância entre os instrumentos, com p < 0,001, sendo estes dados, estatisticamente significativos.

Tabela 1. Valores de sensibilidade, especificidade, eficiência, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo para cada categoria do GLIM tendo a ASG como referência.

 

   

VP

VN

FP

FN

Sensibilidade

Especificidade

Eficiência

VPP

VPN

   

n

n

n

n

%

%

%

%

%

GLIM

Bem nutrido

2

32

0

4

33,33

100

89,47

100

88,89

Desnutrição moderada

16

11

3

8

66,67

78,57

71,05

84,21

57,89

Desnutrição grave

8

21

9

0

100

70,00

76,32

47,06

100

Legenda: VP: verdadeiro positivo; VN: verdadeiro negativo; FP: falso positivo; FN: falso negativo; VPP: valor preditivo positivo; VPN: valor preditivo negativo.

Conclusão: O GLIM tem fácil aplicabilidade, além de altos índices de sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de desnutrição, bem como um alto grau de concordância quando comparada a ASG, sendo uma forte ferramenta para auxiliar no diagnóstico de desnutrição na população com doenças cardíacas internados em UTI. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022