Introdução
O perfil da onda de pressão pode ser separado em três segmentos: pressão de pulso (PP), pressão arterial diastólica (PAD) e pressão arterial sistólica (PAS), que corresponde à soma dos anteriores. Apesar de a medição desses valores ter avançado, ainda há poucos estudos sobre a relação entre eles. A razão áurea (φ, phi, ou número de Fibonacci) está presente em diversos organismos e é definida pela divisão de uma reta em dois segmentos a e b (sendo a maior que b) de modo que a razão entre a e b é igual à razão da soma das quantidades pelo maior segmento. O valor dessa igualdade é aproximadamente 1,61. Nesse sentido, procuramos relacionar PAS, PAD e PP com phi.
Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é utilizada para estratificação de risco e rastreamento das lesões em órgãos alvo.A MAPA, em diabéticos, confirma a presença de hipertensão arterial e o comportamento do ritmo circadiano. Neste estudo, avaliamos e comparamos os desvios da razão áurea durante os períodos de MAPA: 24h, vigília e sono nos dois grupos utilizando as razões PAS/PAD e PAD/PP para comparação.
Material e métodos
Analisamos retrospectivamente dados de participantes hipertensos resistentes (HAR = 54) do estudo ResHypOT ClinicalTrials.gov, ID: NCT 02832973 e diabéticos tipo 2 (DM2 = 81) do estudo “Alterações da hemodinâmica vascular em pacientes com HAR e DM2. Os dados utilizados foram: idade, sexo, PAS, PAD e PP. Análise estatística foi realizada com software SPSS 24 (IBM-USA).
Resultados
Observamos valores pressóricos elevados em HAR e valores normais em DM2 nos períodos de 24 horas, vigília e sono com atenuação do descenso noturno sistólico e diastólico, sendo mais acentuado no grupo HAR. A razão PAS/PAD no período de 24 horas e de sono foi significantemente maior no grupo DM2 quando comparado ao grupo HAR (p = 0,0063 e p = 0,044, respectivamente), acima de phi em ambos. A razão PAS/PAD em vigília foi maior no grupo HAR (p < 0,0001) (figura 2). A razão PAD/PP em HAR foi menor no período de 24 horas e durante o sono em DM2 (p = 0,0012; p = 0,0189, respectivamente) (figura 3). Não houve diferença significante entre os grupos DM2 e HAR para razão PAD/PP em vigília.
Conclusão
Os desvios de phi encontrados em DM2 são maiores que os observados em HAR. Essas diferenças podem ser atribuídas à diferença de valores pressóricos entre os grupos e redução do descenso noturno da PAS em pacientes com HAR.