Introdução
A insuficiência cárdica (IC) é uma síndrome clínica complexa caracterizada por disfunção cardíaca resultando em déficit metabólico tissular secundário a inadequado suprimento sanguíneo. A qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo a respeito de sua posição na vida, no contexto de cultura e dos sistemas de valores, nos quais ele vive e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A necessidade de adaptações e alterações do estilo de vida dos portadores de IC é a principal razão pela qual a qualidade de vida destes indivíduos torne-se fragilizada justificando a realização do presente estudo, cujo o objetivo foi identificar os fatores associados a qualidade de vida alterada em pacientes portadores de insuficiência cardíaca
Método
Trata-se de estudo transversal exploratório descritivo, realizado após aprovação em CEP (CAAE:48285221.2.0000.0071), em pacientes com idade acima de 18 anos, internados com diagnóstico de IC sistólica e que apresentaram internação recente com tempo de internação de no mínimo 24 horas entre o período março de 2017 a dezembro 2020.
O questionário Kansas City Cardiomyopathy Questionnaire (KCCQ-12) foi aplicado 30 dias após a alta via contato telefônico. O KCCQ-12 é um instrumento especifico para avaliar qualidade de vida em doentes com IC, com 12 questões divididas em cinco domínios: limitação física, sintomas que por sua vez se divide em frequência, gravidade e estabilidade, qualidade de vida, auto-eficácia e limitação social.
Resultados
Conclusões
A redução da qualidade de vida mensurada pelo questionário KCCQ2 apresenta declínio uma vez associado ao diagnostico, classe funcional e idade, portanto deve ser proporcionado apoio e assistência dedicada a estes grupos considerando os sinais de alerta relacionados.