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COVID-19: Vídeo educativo para a promoção do cuidado em saúde de idosos hipertensos

Zípora Hadassa Ferreira Emidio, Eugenia Velludo Veiga, Ana Carolina Queiroz Godoy Daniel, Mayara Rocha Siqueira Sudré, Sarah da Silva Candido
EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - SP - Brasil

Introdução

A elaboração e validação de um vídeo educativo sobre cuidados em saúde, melhora da qualidade de vida e possíveis complicações associadas à infecção pelo COVID-19 pode contribuir com a disseminação de informações necessárias a população idosa hipertensa em tempos de pandemia, auxiliar na identificação de sinais e sintomas associados à infecção viral e colaborar no direcionamento desses pacientes ao serviço de saúde. 

O objetivo deste estudo foi produzir e validar um vídeo educativo para orientar a população idosa brasileira hipertensa quanto aos cuidados em saúde, melhora da qualidade de vida e complicações associadas a COVID-19.  

 

Métodos

Trata-se de um estudo metodológico composto por 5 etapas: análise  e planejamento, modelagem, implementação, avaliação/manutenção e distribuição. A partir disso, foi realizada a construção do roteiro/storyboard, material esse que foi encaminhado para validação por um comitê de peritos especialistas nos temas de hipertensão arterial, cuidados em saúde, gerontologia, cardiologia e técnicas audiovisuais. Após escolha dos juízes foi dado início ao processo de validação do material educativo. Para isso, foram selecionados e utilizados critérios de grande relevância para análise. Cabe ressaltar que foram escolhidos diferentes critérios para os 2 grupos de juízes, com intuito de avaliar a metodologia de forma minuciosa.

Os  juízes de conteúdo foram responsáveis por avaliar os objetivos, conteúdo, linguagem verbal e inclusão dos tópicos. Nessa etapa da avaliação, foram observados aspectos no que se referem aos propósitos e metas que se desejava atingir por meio da prática, bem como a organização geral, estratégia de apresentação e a inclusão de assuntos relacionados aos procedimentos de enfrentamento da COVID-19 e entendimento sobre a hipertensão arterial na 3ª idade, todos esses apresentados no vídeo educativo. Quanto aos juízes técnicos, estes foram responsáveis por analisar a funcionalidade no que se refere aos componentes presentes no roteiro/storyboard; usabilidade do vídeo quanto a sua facilidade prevista de utilização e sua eficiência referente ao nível previsto de desempenho, com base nos recursos utilizados.

Resultados

Todo o conteúdo obteve 95,6% de concordância pelos juízes de conteúdo e 100% pelos juízes técnicos após validação dos critérios propostos. Todas as considerações levantadas pelos juízes foram utilizadas para aperfeiçoamento do material.

Conclusões

O processo de construção e validação do vídeo educativo foi bem sucedido e contribuirá para o aprendizado e saúde da população idosa hipertensa.

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