SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

IMPACTO DA DISFUNÇÃO DIÁSTOLICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E FRAÇÃO DE EJEÇÃO REDUZIDA

Silva, E. M. F, LOUREIRO, R. M, SILVA, P. M., SILVA, A. L., CECHINATTI, A., PRONE, F. R., CASALE, G., AGUILAR, R. S., LIMA, C. H. F., Roscani, M. G.
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos - São Paulo - Brasil

Introdução: Pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida (ICFER) apresentam grande prejuízo na qualidade de vida (QV) e capacidade laboral e tolerância ao exercício. Estudar fatores possivelmente determinantes para esse prejuízo é de extrema importância. Objetivo:Correlacionar marcadores clínicos e ecocardiográficos com qualidade de vida e capacidade funcional (CF) em pacientes com ICFER acompanhados em umm ambulatório multidisciplinar de IC. Métodos: Estudo prospectivo transversalrealizado em pacientes  que iniciaram tratamento em um ambulatório de IC com FE <50% de um hospital universitário, submetidos à avaliação clínica, ecocardiograma transtorácico, teste de caminhada de seis minutos (TC6), questionário de QV Minnesota e questionário de capacidade de atividade física VSAQ. A análise de regressão múltipla foi realizada para avaliar quais fatores estavam associados à piora CF e QV desses pacientes. Resultados: Foram incluídos 18 pacientes, com média de idade de 61 ± 13 anos, em NYHA I (28%), II (44%) ou III (28%), FE do ventrículo esquerdo (VE) de 35 ± 14%,  E’septal de 5,9 ± 2,7 cm/s e E/E’de 14 ± 6. E/E’mitral em modelo de regressão ajustado para idade e FEVE foi o único fator associado à piora da QV (p=0,006) e maior grau de sedentarismo (p=0,02). Idade (p=0,04) e o E/E’ foram os únicos fatores associados a menor distância percorrida no TC6 (p=0,003). Conclusão: Considerando a amostra estudada de pacientes que ingressam em ambulatório multidisciplinar de ICFER, a presença de disfunção diastólica simbolizando aumento da pressão de enchimento do VE foi o principal fator relacionado à piora da CF e da QV.

Palavras-chaves: disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, pressão de enchimento do ventrículo esquerdo; tolerância ao exercício físico; teste de caminhada de 6 minutos.

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022