SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

PREDIÇÃO DA HEMODINÂMICA PULMONAR APÓS A CORREÇÃO DE DEFEITOS SEPTAIS CARDÍACOS CONGÊNITOS NÃO RESTRITIVOS: O PAPEL DA SATURAÇÃO PERIFÉRICA DE OXIGÊNIO PRÉ OPERATÓRIO.

Johnny Xavier dos Santos, Ana Maria Thomaz, Juliano Gomes Penha, Maria Francilene da Silva Souza, Eloisa Sassá Carvalho, Antônio Augusto Lopes
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO E OBJETIVO

Cerca de 2% dos pacientes pediátricos com defeitos septais cardíacos congênitos amplos (não restritivos) e sinais clínicos pré-operatórios de hipertensão pulmonar (HP) estão sob risco de evoluir com HP após correção cirúrgica de anomalia. Neste estudo, procurou-se avaliar parâmetros clínicos registráveis a beira leito como possíveis preditores do nível de pressão arterial pulmonar após a eliminação de shunt cardíaco (saída da circulação extracorpórea – CEC).   

MÉTODO

Foram acompanhados 60 pacientes com idade entre 3 e 35 meses, portadores de comunicação interventricular ou defeito septal atrioventricular e pressão média arterial pulmonar (ecocardiografia) 47 (33 – 56) mmHg (mediana e intervalo interquartílico). Foram avaliados como preditores: idade, peso, altura, presença de síndrome de Down, tipo de anomalia cardíaca, pressão arterial sistêmica e saturação periférica de oxigênio basal (SatO2). Como desfecho, avaliou se a razão pressão média arterial pulmonar/ sistêmica após a CEC (PAP/PAS pós - CEC).

RESULTADOS  

Na análise univariada, o tipo da anomalia cardíaca (p=0,024) e a SatO2 (p=0,008) apareceram como possíveis preditores. Na avaliação multivariada, apenas a SaTO2 sustentou – se como preditor (p= 0,008). Cada redução de um ponto percentual na SaTO2 pré-operatória implicou aumento de 21% na chance de ocorrência de PAP/PAS pós CEC acima de 0,40 (ou 40%): OR 1,21, IC de 95% 1,01 a 1,44, (p = 0,038).

CONCLUSÃO

Concluiu-se que a SatO2  pré-operatória, uma variável de simples obtenção a beira leito, se reverte de importância na predição da situação hemodinâmica pulmonar  após correção da anomalia cardíaca. Esta informação é relevante para o planejamento do manejo pós-operatório.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022