SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Fatores Associados a Depressão em Pacientes Portadores de Insuficiência Cardíaca

Leandro Loureiro Buzatto, Leticia de Lana Pereira, Mayumi Alves Hayafugi, Tarsila Perez Mota, Marina Barros de Melo, Daisa de Mesquita Escobosa, Carolina Ivo de Araujo, Carla Manuela Pereira de Araujo, Marcelo Franken
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - - SP - BRASIL

Introdução

A insuficiência cárdica (IC) é uma síndrome clínica complexa caracterizada por disfunção cardíaca resultando em déficit metabólico tissular secundário a inadequado suprimento sanguíneo. A IC promove elementos que proporcionam mudanças na qualidade de vida de seu portador bem como resultam em alterações no seu quadro psicológico. Estudos evidenciam a elevada prevalência de quadros depressivos e associam esta condição diretamente a IC. A relação entre a ocorrência de depressão e a má adesão ao tratamento é conhecida e por este motivo este fator encontra-se associado a desfechos desfavoráveis justificando a realização do presente estudo. O objetivo deste estudo é identificar os fatores associados a depressão em pacientes portadores de insuficiência cardíaca

 

Método

Trata-se de estudo transversal exploratório descritivo, realizado após aprovação em CEP (CAAE: 48285221.2.0000.0071), em pacientes com idade acima de 18 anos, internados com diagnóstico de IC sistólica e que apresentaram internação recente com tempo de internação de no mínimo 24 horas entre o período março de 2017 a dezembro 2020.

O questionário Patient Health Questionnaire (PHQ2) foi aplicado 30 dias após a alta via contato telefônico. PHQ2 é um instrumento de diagnóstico de depressão baseado em critérios Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. A escala apresenta 2 perguntas com sensibilidade e especificidade equivalentes aos grandes questionários previamente empregados.

Análise Estatística

Foram aplicados os testes qui-quadrado, teste t-Student e teste da razão de verossimilhanças nas variáveis: gênero, idade; nas variáveis relacionadas a internação: diagnóstico, classe funcional, classe AHA; e variáveis relacionadas a histórico clinico: fibrilação atrial, hipertensão arterial, diabetes e DPOC. 

Resultados

A analise dos dados permitiu evidenciar maior associação do gênero feminino em pacientes portadores de insuficiência cárdica (p = 0,001). Os demais fatores analisados não apresentaram resultado estisticamente significativo.

 

 

Conclusões

O gênero feminino esteve mais associado ao desfecho de depressão, portanto deve ser proporcionado apoio e assistência dedicada a este grupo considerando sinais de alerta relacionados.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022