Introdução
A insuficiência cárdica (IC) é uma síndrome clínica complexa caracterizada por disfunção cardíaca resultando em déficit metabólico tissular secundário a inadequado suprimento sanguíneo. A IC promove elementos que proporcionam mudanças na qualidade de vida de seu portador bem como resultam em alterações no seu quadro psicológico. Estudos evidenciam a elevada prevalência de quadros depressivos e associam esta condição diretamente a IC. A relação entre a ocorrência de depressão e a má adesão ao tratamento é conhecida e por este motivo este fator encontra-se associado a desfechos desfavoráveis justificando a realização do presente estudo. O objetivo deste estudo é identificar os fatores associados a depressão em pacientes portadores de insuficiência cardíaca
Método
Trata-se de estudo transversal exploratório descritivo, realizado após aprovação em CEP (CAAE: 48285221.2.0000.0071), em pacientes com idade acima de 18 anos, internados com diagnóstico de IC sistólica e que apresentaram internação recente com tempo de internação de no mínimo 24 horas entre o período março de 2017 a dezembro 2020.
O questionário Patient Health Questionnaire (PHQ2) foi aplicado 30 dias após a alta via contato telefônico. PHQ2 é um instrumento de diagnóstico de depressão baseado em critérios Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. A escala apresenta 2 perguntas com sensibilidade e especificidade equivalentes aos grandes questionários previamente empregados.
Análise Estatística
Foram aplicados os testes qui-quadrado, teste t-Student e teste da razão de verossimilhanças nas variáveis: gênero, idade; nas variáveis relacionadas a internação: diagnóstico, classe funcional, classe AHA; e variáveis relacionadas a histórico clinico: fibrilação atrial, hipertensão arterial, diabetes e DPOC.
Resultados
A analise dos dados permitiu evidenciar maior associação do gênero feminino em pacientes portadores de insuficiência cárdica (p = 0,001). Os demais fatores analisados não apresentaram resultado estisticamente significativo.
Conclusões
O gênero feminino esteve mais associado ao desfecho de depressão, portanto deve ser proporcionado apoio e assistência dedicada a este grupo considerando sinais de alerta relacionados.