Prolapso de valva aórtica é uma entidade rara e subdiagnosticada na prática clínica, com prevalência de cerca de 0.02% na população norte-americana. Pacientescom insuficiência aórtica (IAo) moderada a importantepodem ter discretas anormalidades ao ecocardiogramatranstorácico (ECOTT), como espessamento das cúspidese diâmetro do anel preservado na ausência de dilataçãoimportante da raiz da aorta, porém com jatos excêntricos significativos decorrentes de prolapso. O correto diagnóstico pode impactar na indicação de intervenção e desfecho desse grupo.
Analisamos 3 casos de pacientes que foram encaminhados ao serviço de valvopatias, com diferentes evoluções. Caso 1: Paciente de 60 anos, sintomático, em classe funcional (CF) II, com sopro diastólico aspirativode forte intensidade em foco aórtico. ECOTT revelouvalva aórtica trivalvular com prolapso de válvula coronariana direita, com jato excêntrico em direção à cúspide anterior da valva mitral, com IAo importante e insuficiência mitral moderada. Solicitada angiotomografia(AngioTc) de aorta que evidenciou ectasia difusa, commedida de 4,16cm no maior diâmetro. Indicada troca valvar aórtica e plástica da mitral, sem intervenção na aorta. Caso 2: Paciente de 44 anos, sintomático, CF II, com sopro diastólico aspirativo em foco aórtico de moderada intensidade e pulso em martelo d’agua. ECOTTrevelou valva aórtica trivalvular com prolapso e degeneração de válvula coronariana direita, com IAoimportante. AngioTc de aorta demonstrou ectasiasupravalvar com maior calibre de 3,79 cm, sem sinais de dissecção ou coarctação. Indicada troca de valva aórtica, sem correção de aorta. Caso 3: Paciente de 61 anos,assintomático, encaminhado por achado ao ECOTT, de hiperfluxo aórtico. Evidenciava valva aórtica trivalvular e prolapso de uma de suas válvulas com falha de coaptaçãoe IAo importante, sem complicadores. AngioTc de aorta com ectasia medindo 3,9 cm, no maior diâmetro. Optadopor manter watchfull waiting, por estabilidade da patologia, com evolução satisfatória até o momento.
O prolapso de valva aórtica pode ser detectado concomitante a diversas alterações congênitas, incluindo prolapso de mitral e não implica em IAo em todos os casos. O reconhecimento da IAo severa causada porprolapso aórtico é importante para a adequada indicação do tratamento e seguimento, podendo impactar no desfecho e reduzir complicações a médio e longo prazonesse grupo de pacientes.