SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

LESÕES RENAIS SUBCLÍNICAS NOS FENÓTIPOS DA HIPERTENSÃO DEFINIDOS PELA MRPA EM ADULTOS JOVENS EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Juliana Camara Garcia, Felipe Rey, Deisianny Santos, Luiza Brandão, Pedro Lemos, Natália Ushijima, Ana Bucar, Gabriela Gama, Mariana Stutz, Inah Pecly
IDOMED-UNESA - Curso de Medicina Campus Vista Carioca - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

LESÕES RENAIS SUBCLÍNICAS NOS FENÓTIPOS DA HIPERTENSÃO DEFINIDOS PELA MRPA EM ADULTOS JOVENS EM UMA UNIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

FUNDAMENTO: A doença renal crônico estágio 3 e a Albuminuria são consideradas lesões renais subclínicas associadas a Hipertensão Arterial.

OBJETIVO: Avaliar lesões renais subclínicas entre os fenótipos da hipertensão arterial identificados pela Monitorização Residencial de Pressão Arterial (MRPA) em uma população adulta atendida em uma Unidade da Estratégia Saúde da Família.

MÉTODOS: Estudo populacional transversal de adultos entre 20-50 anos atendidos em uma Unidade da Estratégia Saúde da Família - Estudo LapARC. Dados sociodemográficos, antropométricos e fatores de risco cardiovascular foram registrados. A pressão arterial de consultório (PAC) foi a média de duas medidas consecutiva enquanto a MRPA seguiu um protocolo de 7 dias. MRPA < 135x85 mmHg e PAC < 140x90 mmHg foram consideradas controladas, identificando quatro fenótipos: normotensão (PAC e MRPA controladas); hipertensão do jaleco branco (PAC não controlada e MRPA controlada); hipertensão mascarada (PAC controlada e MRPA não controlada) e hipertensão sustentada (PAC e MRPA não controladas). A albuminúria foi dosada em uma amostra isolada de urina e a taxa de filtração glomerular (TFG) foi calculada pela fórmula CKD-EPI.

RESULTADOS: um total de 483 indivíduos foram avaliados (39% homens; média de idade: 37.6 ± 8.8 anos). A hipertensão do jaleco branco (9,3%) foi mais frequente em homens, com maior circunferência cervical e maior prevalência de síndrome metabólica. Indivíduos com hipertensão mascarada (10%) são mais obesos, com circunferência cervical e abdominal aumentadas, enquanto aqueles com hipertensão sustentada são predominantemente homens, mais obesos com circunferência cervical e abdominal aumentadas e maior prevalência de diabetes e síndrome metabólica. Analisando os quatro fenótipos, um aumento progressivo de albuminúria foi observado quando comparados aos normotensos: hipertensão do jaleco branco 4,0±2,2; hipertensão mascarada 5,3±3,4 e hipertensão sustentada 7,1±1,4 mg/g creatinina. Também foi observada uma progressiva redução da taxa de filtração glomerular estimada: hipertensão do jaleco branco 132±34; hipertensão mascarada 123±28; hipertensão sustentada 120±59 ml/min/m2, mesmo que sem relevância estatística. 

CONCLUSÃO: A MRPA refinou o diagnóstico de Hipertensão Arterial e foi capaz de identificar, precocemente, uma piora progressiva de parâmetros da função renal nos diferentes fenótipos.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

16 à 18 de junho de 2022