Introdução: O uso ilícito de esteróides androgênicos anabolizantes (EAA) está associado à redução do efluxo do colesterol mediado pela lipoproteína de alta densidade (HDL), redução significativa da concentração plasmática de HDL e aumento da concentração plasmática da lipoproteína de baixa densidade (LDL). Além disso, também tem sido documentado a presença de doença arterial coronariana (DAC) subclínica precoce em jovens usuários de EAA. A inflamação é a chave para o processo aterogênico associado à vulnerabilidade da placa aterosclerótica. A avaliação da atenuação da gordura média pericoronária (pericoronary fat attenuation mean – pFAM) surgiu como um marcador de inflamação coronariana e pode predizer eventos cardiovasculares futuros, o que é mensurável a partir da angiotomografia computadorizada de coronárias padrão (CCTA). No entanto, se o abuso de AAS tem um papel no pFAM em usuários de EAA jovens do sexo masculino é desconhecido.
Objetivo: Avaliar se o abuso de EAA pode levar a maior pFAM e inflamação coronariana precoce em jovens usuários de EAA do sexo masculino.
Métodos: 50 participantes (29±5 anos) foram alocados em 3 grupos: 20 usuários de EAA (UEAA), 20 não usuários de EAA (NUEAA), ambos grupos praticantes de musculação, e 10 indivíduos controles sedentários (CS). A inflamação coronariana foi avaliada pelo pFAM-CCTAna artéria coronária direita (CD), artéria descendente anterior esquerda (DA) e artéria coronária circunflexa esquerda (Cx).
Resultados: pFAM na CD foi significativamente maior nos UEAA comparado com NUEAA e CS (-64,59±9,45 vs. -79,21±6,67 vs. -80,97±7,91 Unidades Hounsfield (HU), respectivamente, p<0,001]. Além disso, a pFAM da DA foi maior nos UEAA em comparação com os NUEAA e CS (-72,83±7,21 vs. -79,41±6,72 vs. -80,97±7,72 HU, p=0,006). Entretanto, não houve diferença para pFAM na Cx entre os UEAA, NUEAA e CS (-74,30±5,85 vs. -79,77±7,13 vs. -78,19±5,82 HU, respectivamente, p=0,069).
Conclusão: Nossos resultados indicam que o abuso de EAA pode estar associado com maior inflamação perivascular das artérias coronárias. Essa inflamação pode estar associada ao desenvolvimento precoce de DAC em jovens usuários de EAA.